Fé, Mãe da Esperança e da Caridade

Banner_Informativo-da-Doutrina

“Porque na verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar, e nada vos será impossível.”Mateus, 17: 14-19

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, no Capítulo XIX, “A Fé que transporta Montanhas”, os Espíritos nos ensinam que a palavra “montanhas” refere-se às dificuldades, as resistências, a má vontade, os preconceitos da rotina, o interesse material, o egoísmo, a cegueira do fanatismo, as paixões orgulhosas etc. e que, quando se fala da fé inabalável, ela nos proporciona a perseverança, a energia e os recursos necessários para a vitória sobre os obstáculos, tanto nas pequenas quanto nas grandes coisas.

SUGESTÃO DE LEITURA: O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XIX, “A Fé que transporta Montanhas”, itens de 1 a 5, “O Poder da Fé”.

Nas Instruções dos Espíritos, no subtítulo “Fé, Mãe da Esperança e da Caridade”, o Espírito Protetor José nos traz que a fé, para ser proveitosa, precisa ser ativa. Ela é Mãe de todas as virtudes que nos conduzem a Deus. Suas filhas são a Esperança e a Caridade, uma consequência da fé. Essas três virtudes formam uma trindade inseparável. 

Mais à frente, o Espírito Protetor José, faz uma comparação entre a fé sincera, que é dominadora e contagiosa, pois penetra na alma e, a fé aparente, que só tem palavras sonoras que produzem o frio e a indiferença. Ele nos incita a pregar pelo exemplo da nossa fé, para transmiti-la ao homem; a pregar pelo exemplo das nossas obras, para que se veja o mérito da fé e; pregar pelo nossa inabalável esperança, para que vejam a confiança que fortifica e estimula a enfrentar todas as vicissitudes da vida. 

São através das nossas ações que ensinamos a confiar em Deus, nosso Pai amoroso, a confiar em nós mesmos, pois somos centelha divina, e a colocarmos em ação esse amor; pois é do que se trata a caridade, é o amor em ação.

E para resumir a fé verdadeira, o Espírito Protetor José incita-nos:

“Amai a Deus, mas sabei porque o amais. Crede nas suas promessas, mas sabei porque o fazeis. Segui os nossos conselhos, mas conscientes dos fins que vos propomos e dos meios que vos indicamos para atingi-los. Crede e esperai, sem fraquejar: os milagres são produzidos pela fé.”Espírito Protetor José

Nesta mensagem de Emmanuel podemos compreender o caminho a seguir, a fim de fortalecer a nossa fé:

SALVAR-SE

Emmanuel

“Palavra fiel é esta e digna de toda a aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores…”.I Timóteo, 1: 15

 É digna de nota a afirmativa do Apóstolo, asseverando que Jesus veio ao mundo salvar os pecadores, para reconhecermos que salvar não significa arrebatar os filhos de Deus à lama da Terra para que fulgurem, de imediato, entre os anjos do Céu.

Assinalemos que, logo após a passagem do Senhor entre as criaturas, a fisionomia íntima dos homens, de modo geral, era a mesma do tempo que lhe antecedera a vinda gloriosa.

Mantinham-se os romanos no galope de conquista ao poder, os judeus permaneciam algemados a racismo infeliz, os egípcios desciam à decadência, os gregos demoravam-se sorridentes e impassíveis, em sua filosofia recamada de dúvidas e prazeres.

Os senhores continuavam senhores, os escravos prosseguiam escravos… 

Todavia o espírito humano sofrera profundas alterações. As criaturas, ao toque do exemplo e da palavra do Cristo, acordavam para a verdadeira fraternidade, e a redenção, por chama divina, começou a clarear os obscuros caminhos da Terra, renovando o semblante moral dos povos.. 

Salvar-se, pois, não será subir ao Céu com as alparcas do favoritismo religioso, mas sim converter-se ao trabalho incessante do bem, para que o mal se extinga no mundo.

Salvou-nos o Cristo ensinando-nos como reerguer-nos da treva para a luz. Salvar é, portanto, levantar, iluminar, ajudar e enobrecer, e salvar-se é educar-se para educar os outros.

(Do livro “7 Minutos com Emmanuel, vol. 2 – De ânimo forte”, Cap. 12, 7 Minutos 033, “Salvar-se”, Ed. SER.) 

SUGESTÃO DE LEITURA: O Cego de Jericó, Evangelho de Lucas, Cap. 18: 35-43. 

Mãos à obra, almas queridas! Os tempos difíceis porque passamos são dádivas divinas que nos convocam a sairmos da ociosidade e da preguiça e marcharmos em direção à luz!

Abracemos o trabalho no bem e em nós mesmos, colocando o amor em ação! Eduquemo-nos para, então, educarmos os que ainda não despertaram através do exemplo! 

Não estamos sozinhos! O Pai amoroso está em toda a parte, Jesus nos ilumina a caminhada e os nossos Amigos Espirituais nos amparam e nos instruem em todo o momento! Confiemos!

Muita paz!


 

DIAS, Haroldo Dutra. 7 Minutos com Emmanuel, vol. 2 – De ânimo forte. Comentários e coordenação de Haroldo Dutra Dias. 1. ed. – Curitiba: Editora SER, 2015.

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. [tradução de Evandro Noleto Bezerra da 3.ed. francesa, revista, corrigida e modificada pelo autor em 1866]. – 2.ed. – 3.imp. – Brasília: FEB, 2015.

This page as PDF