Seminário de Esperanto

Banner_Seminário de Esperanto_dezembro 2015

No mês em que Jesus nasceu trazendo grandes lições, mês em que fazemos um balanço do ano e reflexões sobre o que podemos mudar, o seminário será sobre Esperanto, a língua enviada dos céus. Elmir, o nosso professor de esperanto da casa, trará um estudo sobre essa língua que é de todos nós, que propõe uma mudança, que propõe paz e harmonia entre povos e nações. Venha conhecer um pouco mais sobre essa língua que nossa mentora Dona Yvonne tanto utilizou e divulgou. O seminário acontece no GEYP, no domingo, dia 13 de dezembro, às 10h. A entrada é gratuita e todos estão convidados.

 

ESPERANTO, por Yvonne do Amaral Pereira

“(…) O idioma cuja indicação ali nos surpreendia seria o Idioma definitivo, que havia futuramente estreitar as relações entre os homens e os Espíritos, por lhes facilitar o entendimento, removendo igualmente as barreiras da incompreensão entre os humanos e contribuindo para a confraternização ideada por Jesus de Nazaré:”
“Uma só língua, uma só bandeira, um só pastor!”

“Esse idioma, cuja ausência entre médiuns brasileiros me havia impossibilitado ditar obras como as desejara, contribuindo para que fosse mais penoso o trabalho de minha reabilitação, possuía um nome que se aliava ao doce refrigério que aclarava nossas mentes. Chamava-se, tal como o nosso burgo, Esperança, e lá se encontrava, junto aos demais, o majestoso edifício onde era ministrado, acompanhando-se das recomendações fraternais para que foi ideado! Conviria, assim, que o aprendêssemos, para que, ao reencarnarmos, levando-o impresso nos refolhos do Espírito, não dos descurássemos de exercitá-lo sobre a Terra. (…)”.

NOTA: Do livro “Memórias de um suicida”, 25. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2003. Parte 2, cap. 7.

(Extraído do livro “A língua que veio do céu: O que os Espíritos dizem do Esperanto”, Espíritos diversos; organizado por Homarano. 1. ed. Rio de Janeiro: CELD, 2004. Capítulo “Os Departamentos – Os Primeiros Ensaios”, de Camilo Castelo Branco, por Yvonne do Amaral Pereira)

 

Esperanto, por Francisco Cândido Xavier

“Ainda que todos te persigam, vida afora,
Ouve a mensagem pura da língua altaneira,
Insistindo na sublimada sementeira,
Sem a dúvida que destrói e nos devora.”

“Medita e planifica, agindo sem demora
A benefício da Humanidade inteira,
Exaltando a doutrina sã e verdadeira,
Luz dos cimos que edifica e aprimora.”

“Guarda, pois, sereno, teu coração de crente,
Batalhando pelo ideal grandiloquente,
Repelindo o orgulho, a vaidade e o egoísmo.”

“Assinalando no Brasil, pátria do bem,
Gigante do porvir, esperança do além,
A glória do Esperanto e do Espiritismo!”

(Extraído do livro “A língua que veio do céu: O que os Espíritos dizem do Esperanto”, Espíritos diversos; organizado por Homarano. 1. ed. Rio de Janeiro: CELD, 2004. Capítulo “Soneto a um servidor”, de Cruz e Souza, por Francisco Cândido Xavier, Página 61.)

This page as PDF