Atendimento Fraterno

Informativo da doutrina_maio 2016

Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, no seu capítulo XXVII, item 7, Allan Kardec comenta: 

“Em geral, o homem apenas vê o presente; ora, se o sofrimento é de utilidade para a sua felicidade futura, Deus o deixará sofrer, como o cirurgião deixa que o doente sofra as dores de uma operação que lhe trará a cura.”

“O que Deus lhe concederá sempre, se ele o pedir com confiança, é a coragem, a paciência, a resignação. Também lhe concederá os meios de se tirar por si mesmo das dificuldades, mediante ideias que fará lhe sugiram os bons Espíritos, deixando-lhe dessa forma o mérito da ação. Ele assiste os que se ajudam a si mesmos, de conformidade com esta máxima: “Ajuda-te, que o Céu te ajudará”; não assiste, porém, os que tudo esperam de um socorro estranho, sem fazer uso das faculdades que possui. Entretanto, as mais das vezes, o que o homem quer é ser socorrido por milagre, sem despender o mínimo esforço.” (Cap. XXV, nos 1 e seguintes.)

E assim, pelas palavras tocadas pelo céu, trazemos um trecho do livro “Atendimento Fraterno”, da Equipe do Projeto Manoel Philomeno de Miranda, psicografado por Divaldo Franco, que em sua introdução, nos diz: 

[2] “Em Jesus temos o Atendimento Fraterno perfeito que, além de ter ensinado às multidões, através de Seus inolvidáveis recursos, deixou-nos preciosas lições dialogadas, através das quais o Seu verbo de luz socorreu os indivíduos, cada um conforme a sua necessidade: o Moço Rico, a Samaritana, a Mulher Equivocada, Zaqueu, Joana de Cusa e tantos outros, libertando a todos, que se fizeram heróis no futuro.”.

“Se o Divino Mestre disse: “Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados”, também “Que vos ameis uns aos outros”. Isto como a dizer-nos: “Se estiverdes em condição, vinde diretamente a mim pelos caminhos formosos da oração, mas se vos sobrecarregardes a ponto de não achardes o caminho emocional da prece, recorrei a vosso irmão pois que através dele eu vos ajudarei”.” 

“Apoiando-se nessa proposta os primeiros apóstolos da Palavra, no Cristianismo Primitivo, após suas pregações, ainda tocados pelas “línguas de fogo” inspiradoras da oratória finda, se punham à disposição para ouvir e aconselhar os irmãos da caminhada, encorajando-os para a luta.”.

Salvador, agosto de 1997.
A Equipe do Projeto Manoel P. de Miranda


 

[1] KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo XXVII, “Bem-aventurados os que têm puro o coração”, Instruções dos Espíritos, “Deixai vir a mim as criancinhas”, item 7. FEB. 

[2] FRANCO, Divaldo. Atendimento Fraterno. Editora LEAL.

This page as PDF