Bem-Aventurados os Mansos de Coração…

Bem-aventurados os que são mansos, porque herdarão a Terra.”Jesus (Mateus, 5: 5).

Na questão 1019, de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec pergunta: Algum dia o reino do bem poderá ter lugar na Terra? E nos responde São Luís: “O bem reinará na Terra quando, entre os Espíritos que vêm habitá-la, os bons superarem os maus; então, eles aí farão reinar o amor e a justiça, que são a fonte do bem e da felicidade. É através do progresso moral e das práticas das Leis de Deus que o homem atrairá para a Terra os bons Espíritos e dela afastará os maus (…).”

O Progresso é a Lei da Natureza” nos esclarece Santo Agostinho em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo III, “Há Muitas Moradas na Casa do Meu Pai”, item 19, “Progressão dos Mundos”. “Ao mesmo tempo que todos os seres vivos progridem moralmente, progridem materialmente os mundos em que eles habitam”(…)”Há chegado a um dos períodos de transformação, em que, de orbe expiatório mudar-se-á em planeta de regeneração. Onde os homens serão ditosos, porque nele imperará a Lei de Deus.”

Mas é na questão 225, de O Consolador, que compreendemos o quanto a regeneração do nosso Planeta está relacionada a corações tocados pelo Evangelho. Emmanuel responde à perguntaComo entender a salvação da alma e como consegui-la?’, dizendo: “Dentro das claridades espirituais que o Consolador vem espalhando nos bastidores religiosos e filosóficos do mundo, temos de traduzir o conceito de salvação por iluminação de si mesma, a caminho das mais elevadas aquisições e realizações no Infinito. Considerando esse aspecto real do problema de ‘salvação da alma’, somos compelidos a reconhecer que, se a Providência Divina movimentou todos os recursos indispensáveis ao progresso material do homem físico na Terra, o Evangelho de Jesus é a dádiva suprema do Céu para a redenção do homem espiritual, em marcha para o amor e sabedoria universais. Jesus é o Modelo Supremo. O Evangelho é o roteiro para a ascensão de todos os Espíritos em luta, o aprendizado na Terra para os planos superiores do Ilimitado. De sua aplicação decorre a luz do espírito. No turbilhão das tarefas de cada dia, lembrai a afirmativa do Senhor: – ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida’.”

Muita paz!


KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, [tradução de Maria Lúcia Alcântara de Carvalho] – 1. ed. 1. imp.  – Rio de Janeiro: CELD, RJ, 2014.

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, [tradução de Guillon Ribeiro] – 131. ed.  3. imp.– Brasília: FEB, RJ, 2013.

XAVIER, Francisco Cândido. [psicografado por]. Pelo Espírito Emmanuel. O Consolador. 14ª edição, Rio de Janeiro: Editora FEB.

This page as PDF