Chico Xavier – Mediunidade e Caridade com Jesus e Kardec

A mediunidade, faculdade que possibilita ao homem comunicar-se com os Espíritos desencarnados, existe desde que o ser humano se encontra na Terra, tendo sido sempre instrumento da Providência Divina para a evolução da Humanidade.

A caridade, conforme a entende Jesus, ou seja, “benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas”, 1 é, para o homem, a expressão mais elevada da Lei de Amor que emana de Deus.

A Doutrina Espírita, revelada pelos Espíritos superiores, inserida nas obras básicas de Allan Kardec, a qual se constitui no Consolador prometido por Jesus, trouxe-nos a clara compreensão de que somos Espíritos imortais em constante processo de evolução, através de múltiplas encarnações, e que existem as leis morais regendo a nossa vida, cabendo-nos respeitá-las, em nosso próprio interesse.

Francisco Cândido Xavier, seguindo disciplinadamente os princípios da Doutrina Espírita, os quais possibilitam melhor compreensão do Evangelho de Jesus, demonstrou a todos nós que estes princípios não são apenas os mais nobres e elevados que se encontram ao alcance de todos os homens, mas, também, que é perfeitamente possível colocá-los em prática com fidelidade, sem desvios ou distorções.

Pondo a sua mediunidade a serviço do Evangelho, Chico Xavier possibilitou uma compreensão mais aprofundada dos ensinos que a Doutrina Espírita nos apresenta, e, tendo por diretriz de vida a prática fiel da caridade, tal como Jesus a ensinou e exemplificou, deixou um roteiro de vida que, se seguido, permitirá que saiamos, gradativa e seguramente, da faixa dos Espíritos, encarnados ou desencarnados, que vivem no círculo vicioso da dor e do engano, para ingressar na faixa dos Espíritos que, pela dedicação ao bem, começam a construir uma paz interior decorrente da tranquilidade de consciência, por se esforçarem na vivência da Lei de Amor que emana do Criador e rege a nossa existência.

Sabemos, com a Doutrina Espírita, que Jesus é o Guia e Modelo da Humanidade.

Agora temos, também, mais próximo de nós, o exemplo de Chico Xavier, que orienta, motiva e serve de referência para o exercício na prática do bem, que nos cabe realizar.

1KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Trad. Guillon Ribeiro. 91. ed. 1. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2008. Q. 886.

(Extraído da Revista Reformador de Abril de 2010 – Editorial)

 


 

Parnaso do Além Túmulo

Primeiro livro psicografado por Francisco Cândido Xavier, médium que se tornou um dos mais profícuos instrumentos  da espiritualidade superior, com um grande número de obras editadas. Parnaso de Além-Túmulo, ditado por 56 poetas da língua portuguesa, brasileiros e portugueses, é uma preciosa coletânea, seja pela variedade de assuntos ou pela superior inspiração, apresentando uma das provas subjetivas mais robustas em favor da sobrevivência da alma após a morte. Constituindo verdadeiro marco na história da humanidade, traz mensagens de consolo e esperança em diversos temas, inspiradas por poetas do plano espiritual.

 


 

Brasil

Pedro de Alcântara

Sopra o vento do Ódio e da Vingança,
Aniquilando a Paz do mundo inteiro,
Embora o Amor Divino do Cordeiro
Seja a fonte da Bem-aventurança.

Mas a terra ditosa da Esperança
Vive nas claridades do Cruzeiro,
Onde o Evangelho é o Doce Mensageiro
Das bênçãos da Verdade e da Bonança.

Meu Brasil, guarda a luz dessa vitória,
Que é o mais belo florão de tua glória
Nos caminhos da espiritualidade.

Ama a Deus. Faze o bem. Todo o problema
Está na compreensão clara e suprema
Do Trabalho, do Amor e da Verdade.

(Extraído do Livro Parnaso de Além Túmulo)

 


BIBLIOGRAFIA:

  • XAVIER, Francisco Cândido. [psicografado por]. Parnaso de Além Túmulo. Espíritos diversos,  a ed. Brasília-DF. FEB.

SUGESTÃO DE LEITURA:

  • KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos.  63ªed.  São Paulo: LAKE, 2002.
  • –Q. 886, Q. 625.
  • XAVIER, Francisco Cândido. [psicografado por] Boa Nova. Pelo espírito Humberto de Campos. – 19ª ed. Brasília – DF. FEB, 1992.
  • XAVIER, Francisco Cândido. [psicografado por] Nosso Lar . Pelo espírito André Luiz. 42ª ed. Brasilia – DF. FEB, 1994.
  • XAVIER, Francisco Cândido. [psicografado por] Paulo e Estevão. Pelo espírito Emmanuel.   ª ed. Brasilia – DF. FEB,.

Muita paz!

This page as PDF